1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Estadão Projetos Especiais
Importante: Conteúdo de responsabilidade do patrocinador.

Tecnologia a favor do aprendizado

Uso de ferramentas tecnológicas nas instituições de ensino – não apenas nas salas de aula, mas também nos demais ambientes escolares – tem transformado a maneira como se ensina e como se aprende

30 Novembro 2015 | 16h 42

Educação e tecnologia sempre andaram de mãos dadas. Desde a invenção do quadro negro, passando pela chegada do projetor de transparências, da copiadora e do videocassete, o foco das inovações tecnológicas nas escolas sempre foi a busca por melhores formas de apresentação da informação. Hoje, esta relação entre ensino e tecnologia está em seu auge, com a informação podendo ser disponibilizada nos mais variados dispositivos, de maneira interativa, colaborativa e ágil. Resultado: mais possibilidades para o professor ensinar e para o aluno compreender o conteúdo – além de isso aproximar a escola do universo do estudante que, fora da instituição de ensino, convive cada vez mais com a tecnologia em seu dia a dia.

As facilidades trazidas pelas ferramentas tecnológicas, no entanto, não se restringem à sala de aula. Atualmente, todo o ambiente escolar pode ser equipado com modernos recursos, que otimizam as atividades internas e aumentam a produtividade de professores e demais funcionários. Veja a seguir que equipamentos – e de que forma – podem fazer a diferença no dia a dia escolar em cada um dos principais ambientes:

SALA DE AULA

Projetor interativo
Aulas mais dinâmicas e colaborativas, que engajam os alunos e tornam o aprendizado mais interessante – este é o grande benefício dos projetores interativos, que superam qualquer outra ferramenta adotada pelas escolas até o momento. Um exemplo dessa moderna tecnologia é a linha de projetores BrightLink, da Epson, empresa líder mundial em projeção e que domina o segmento educacional no Brasil com cerca de 90% das vendas.

Os projetores interativos da marca permitem, entre outras coisas, realizar anotações sobre qualquer conteúdo exibido na tela, sem a necessidade de um computador. Também é possível criar um ambiente de colaboração, em que os alunos podem compartilhar em tempo real, sob a gestão do professor, informações que estão em seus notebooks, tablets e smartphones – além de acessar a internet e trabalhar diversos aplicativos ao mesmo tempo na projeção. Tudo isso com tecnologia interativa sensível ao toque dos dedos, FingerTouch, em que os estudantes trabalham em conjunto com o professor por touch screen ou canetas eletrônicas. Outro diferencial da categoria é o recurso da ultracurta distância. Ele possibilita a exibição de imagens de grande dimensão a partir de somente 15,5 cm, eliminando sombras e reflexos de luz no rosto do professor.

Os projetores interativos, como este da linha BrightLink, da Epson, são a grande inovação tecnológica no segmento educacional

Óculos de realidade aumenta (RA)
Este é outro item com tecnologia de ponta que pode fazer parte das aulas, facilitando o trabalho do professor e melhorando incrivelmente a experiência do aluno. Os óculos de RA da Epson são o modelo Moverio BT-200. O dispositivo – que integra a categoria de wearables (tecnologias vestíveis), o que há de mais avançado hoje – introduz objetos virtuais em um ambiente real, com visualização em 3D. Isso promove um aprendizado dos conceitos de forma muito mais realista e clara.

Câmera de documentos
Esta é uma ferramenta digital que permite que professores exibam e compartilhem informações com toda a classe e torne as aulas mais dinâmicas. O equipamento é conectado diretamente ao computador ou projetor e possibilita a visualização e captação de imagens em 3D de objetos e materiais extras.

Impressora Multifuncional
Com uma multifuncional em sala de aula, o professor ganha tempo e praticidade: pode imprimir, copiar e digitalizar qualquer documento de forma rápida e fácil, aumentando a produtividade das aulas.

SECRETARIA/ADMINISTRAÇÃO

Impressora Multifuncional
Nos setores administrativos da instituição de ensino, organização é essencial. E nada melhor para organizar documentos importantes com praticidade do que uma multifuncional, que imprime, copia e digitaliza.

Também da Epson, que possui um pacote completo de soluções tecnológicas para a educação, as multifuncionais EcoTank M205 (monocromática) e L565 (colorido e preto), por exemplo, além de terem recursos avançados, ainda são extremamente viáveis economicamente para qualquer escola. Integrantes da linha de impressoras mais econômicas do mercado, com o inovador abastecimento por tanque de tinta, a M205 imprime até 6 mil páginas e a L565, 4 mil páginas em preto e 6.500 em colorido – a um custo baixíssimo por página, de apenas 1 centavo.

A impressora EcoTank, da Epson, oferece às escolas impressões rápidas, de qualidade e ao custo de só 1 centavo por página

Scanner vertical de documentos
Este tipo de scanner é outra ferramenta que contribui para a organização de documentos nas escolas. Eficiente e com utilização fácil e rápida, é ideal para digitalizar (frente e verso em uma única passada) provas, cartas e certificados, facilitando o armazenamento e a localização. O modelo Epson WorkForce DS-560, por exemplo, ainda conta com conexão wireless,  digitalização direta para serviços na nuvem e a opção de conexão com redes. 

Impressora de cupons
Mais um recurso tecnológico que otimiza as atividades da secretaria da escola é este tipo de impressora, que organiza o fluxo de atendimento ao público, por meio da emissão de cupons de senhas, recibos de pagamentos e comprovantes em geral.  Também é usada para controle de acesso, usando QRCodes ou códigos de barras.

Gravadora de CDs
Com este equipamento, é possível poupar tempo e mão de obra no setor administrativo do colégio: ele grava e imprime CDs e DVDs personalizados de forma totalmente automática. Ideal para armazenar arquivos, documentos, provas, trabalhos escolares, fotos de eventos, etc. A Epson tem um modelo compacto, ideal para escolas, o DiscProducer PP-50, que tem capacidade para até 50 discos.

Rotuladora eletrônica
Com a ajuda de uma rotuladora, dá para etiquetar e organizar praticamente tudo na escola. O aparelho facilita a comunicação e a identificação de itens como salas, chaves, escaninhos, armários, crachás, materiais de limpeza, arquivos em geral, prateleiras, uniformes, fios, cabeamento de rede e aparelhos, quadros de força e tomadas elétricas. As fitas são bem resistentes, feitas de diversos materiais, e com várias opções de fontes e cores.

BIBLIOTECA

Scanner fotográfico
Esta ferramenta pode fazer toda a diferença em uma biblioteca, possibilitando a digitalização em alta resolução de fotos e imagens de livros, revistas e jornais para pesquisas e trabalhos escolares. E há modelos superavançados no mercado, como o Epson Perfection V370, que digitaliza também a partir de slides e negativos de filmes. Sem contar que oferece uma imagem de altíssima resolução, profissional, de 4800 x 9600 dpi. Este scanner vem ainda com o software ABBYY ® FineReader ® Sprint OCR Plus para converter documentos digitalizados em texto editável.

Scanner fotográfico de alta resolução pode ser um diferencial em bibliotecas escolares

Impressora Multifuncional
Neste ambiente da escola, a multifuncional também se mostra indispensável, propiciando que os alunos trabalhem de maneira mais produtiva em suas pesquisas e seus trabalhos. Com um equipamento deste na biblioteca, fica bem mais simples copiar e imprimir documentos coletados nos livros ou na internet.

Rotuladora eletrônica
Importantíssima para a organização da biblioteca, a rotuladora é usada para identificar os ambientes, as chaves, os armários e especialmente as prateleiras (por assunto, autor, ordem alfabética ou cronológica, por exemplo). A Epson, que tem uma proposta completa para atender a todas as necessidades de uma escola, também possui uma linha de rotuladoras: LabelWorks LW-300, LW-400 e LW-600.

Impressora de cupons
Este aparelho contribui para a organização do fluxo de atendimento, de acesso ao local e controle dos materiais da biblioteca, por meio da emissão de cupons com senhas, comprovantes de retirada e códigos de barras e QRCodes.

AUDITÓRIO

Projetor
Para projeções em grandes e médios ambientes, como um auditório, é fundamental um projetor com configurações avançadas, em que o fator brilho seja alto. É isso que vai garantir imagens nítidas em palestras, aulas e demais apresentações. Entre os aparelhos da Epson, que também é líder mundial em projeção, o PowerLite Série 1900 é uma ótima opção para auditórios médios, por ser compacto e com alto brilho para imagens de até 300 polegadas. Já para grandes auditórios e anfiteatros, que requerem projeções profissionais acima de 300 polegadas, a recomendação da empresa são os modelos PowerLite Pro G e Pro Z, que contam até com recursos de deslocamento e troca de lentes, para atender a diversas necessidades de distância e posicionamento.

Em auditórios e anfiteatros, o alto brilho é essencial para a geração de imagens nítidas

Câmera de documentos
Esta é mais uma ferramenta muito útil em auditórios. Conectada ao computador do apresentador e ao projetor, exibe imagens em 3D de objetos e outros materiais, em grande escala de tamanho e para grandes audiências.

LABORATÓRIO

Óculos de realidade aumentada (RA)
Os laboratórios, com a ajuda de tecnologias sofisticadas, hoje podem oferecer uma experiência de aprendizado muito mais completa e inovadora aos estudantes. Uma delas, sem dúvida, são os óculos com aplicações de realidade aumentada, que trazem elementos virtuais, vistos em três dimensões, para o cenário real. Entre as opções disponíveis no mercado, destaca-se o Moverio BT-200, da Epson, que pode ser usado nos laboratórios para proporcionar ao aluno o entendimento mais claro e descomplicado de temas estudados em biologia, geografia, física e química, por exemplo.

Óculos de realidade aumentada Moverio BT-200, que permite a visualização de objetos virtuais em 3D

Impressora fotográfica
Para aulas de design, artes e fotografia, uma impressora com qualidade fotográfica e com baixo custo de impressão pode ser muito importante para a finalização dos trabalhos. Os modelos Epson EcoTank L800 e L1800, por exemplo, são indicadas para esta finalidade e imprimem com 6 cores, inclusive, em formatos A3+.

Rotuladoras eletrônicas
Também nos laboratórios as rotuladoras eletrônicas se apresentam essenciais: na identificação de produtos, armários, chaves, caixas, aventais, tintas, tubos de ensaio e qualquer outro material utilizado.

Impressora de 24 polegadas
Aulas de design, criação de painéis, sinalização de eventos, impressão de trabalhos em formatos especiais: para todas essas atividades, um equipamento que imprime em grandes tamanhos, como a SureColor T3270, da Epson, que imprime também em A1, pode ser uma importante aquisição no ambiente escolar para a produção de projetos criativos e diferenciados.

Importante: Conteúdo de responsabilidade do patrocinador.