1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Estadão Projetos Especiais
Importante: Conteúdo de responsabilidade do patrocinador.

Uma nova maneira de ver o mundo

Conheça os primeiros óculos binoculares transparentes, que prometem transformar o trabalho, a educação e o seu dia a dia, com aplicações em realidade aumentada e mobilidade

25 Maio 2015 | 16h 14

Imagine andar por uma cidade ou por um museu e enxergar à sua frente telas com curiosidades sobre cada lugar em que passar. Estar à procura de um endereço e o trajeto se desenhar diante dos seus olhos. Ou ainda entrar em um apartamento e ver, em tempo real e 3D, as diversas possibilidades de decoração e disposição dos móveis. E tudo isso enquanto você se movimenta, com as mãos livres, diante de imagens digitais que são sobrepostas ao mundo real e com as quais você pode interagir: arrastar, reduzir, pintar, fazer marcações, etc. Tais cenas até parecem ter sido extraídas de filmes de ficção científica, mas são possibilidades que existem de verdade e estão disponíveis para serem consumidas.

A introdução de objetos virtuais em um ambiente real é chamada de realidade aumentada (RA) e, isoladamente, não é necessariamente uma novidade. No entanto, estas aplicações em realidade aumentada descritas acima são o que há de mais moderno em tecnologia no mercado hoje. E só saíram dos centros de pesquisa e vieram parar em hábitos cotidianos devido à associação da RA com os dispositivos móveis, que se desenvolveram de modo impressionante nos últimos anos. A evolução foi tanta neste segmento que deu origem a soluções que foram ainda mais fundo na concepção de mobilidade: os wearables, ou aparelhos vestíveis, que são a maior tendência tecnológica atual.

Líder mundial em projeção e imagem, a Epson foi pioneira no desenvolvimento dos smart glasses com foco em RA e reuniu duas de suas competências centrais – miniaturização e projeção – em um só produto, o Moverio, os primeiros óculos inteligentes binoculares e transparentes acessíveis do mundo. A versão mais recente, o Moverio BT-200, foi lançada por aqui em abril na Autocom, maior feira de automação comercial do País, e é equipada com funcionalidades que proporcionam experiências autônomas e únicas, libertando verdadeiramente o potencial da realidade aumentada.

Com esses óculos, graças à expertise de Epson em projeção, é possível, por exemplo, usar as aplicações de RA em uma imagem de alta qualidade com percepção de até 320 polegadas e resolução qHD (um quarto da resolução full HD), que abrange um campo de visão de 23°. Os óculos ainda permitem ver conteúdo 3D, têm ajuste da luminosidade para a melhor visualização em ambientes muito claros e oferecem várias opções de conectividade, incluindo Wi-Fi, Bluetooth 3.0 e Miracast, o que possibilita a integração com outros dispositivos inteligentes, navegar na web ou transmitir vídeos. 

Conheça melhor o Moverio BT-200

Infinitas possibilidades

Os wearables, sem dúvida, vieram para ficar. Mesmo sendo uma tendência recente, só em 2014 foram vendidos cerca de 21 milhões de itens dessa categoria no mundo de acordo com a empresa de pesquisa IDC, e essa novidade vai impactar o futuro de mais maneiras do que se pode imaginar, ainda mais quando aliada às aplicações de realidade aumentada, como oferece o pioneiro Moverio da Epson. Afinal, as possibilidades da RA são praticamente infinitas – basta que seja desenvolvido um aplicativo para cada novo uso. Vão desde visualizar um objeto em 3D até o auxílio remoto a médicos em procedimentos cirúrgicos.

As aplicações que já estão sendo usadas são as mais diversas, principalmente na área comercial – setor que concentra o uso do Moverio BT-200 por enquanto. Os óculos permitem levar o cliente a uma nova forma de interação, agregando mais informação ao produto/serviço oferecido, realçando características importantes e aumentando a percepção do real. Em novos empreendimentos de construtoras, por exemplo, o visitante pode usar os óculos inteligentes para simular diferentes acabamentos para o apartamento (testar pisos, cores das paredes, disposição dos armários embutidos, etc.), visualizar as medidas dos cômodos ou obter informações extras sobre a construção.

Nas indústrias e depósitos, outro exemplo de uso: o acessório pode tornar mais eficiente o monitoramento da produtividade dos colaboradores e a localização e o controle dos estoques – além de otimizar operações de treinamento dos funcionários, manutenção de equipamentos, logística e suporte a distância em trabalhos fora da fábrica. Com esta última finalidade, companhias aéreas estão usando o Moverio para que as equipes de engenharia vejam, de forma remota, exatamente o mesmo que o piloto ou outro engenheiro, com o objetivo de melhorar as medidas de segurança e minimizar atrasos nos voos. Eles enviam as imagens via correio eletrônico para o centro de controle, que pode passar informações em tempo real (via alto-falante e microfone dos óculos) e dar assistência técnica aos engenheiros e pilotos, que estarão com as mãos livres para seguir as instruções. 

Exemplos de aplicações do Moverio em operações de logística, manutenção, instruções remotas e serviços

A área da medicina também já está de olho nas vantagens dos smart glasses Epson. Com um aplicativo desenvolvido especificamente para este fim por uma empresa americana de pesquisa médica, os óculos estão sendo usados para ver e tratar o sistema vascular. Entre outras funções, a ferramenta detecta as veias do corpo e proporciona imagens precisas para que enfermeiros apliquem injeções ou localizem e acessem de maneira rápida as veias mais apropriadas para o procedimento de cada paciente. O principal hospital de Zurique, na Suíça, também utiliza o Moverio para melhorar a exatidão dos scanners que determinam a posição e o tamanho de um tumor. A respiração do paciente deve ser homogênea durante o exame para eliminar qualquer tipo de movimento – só assim o scanner fará uma imagem perfeita –, e aí é que os óculos fazem a diferença: eles mostram uma imagem deste movimento para o paciente conseguir controlar a respiração. 

Na educação, a tecnologia ajuda no desenvolvimento da aprendizagem transdisciplinar, cada vez mais presente nas escolas do País, sobretudo para temas complexos e abstratos (como física e química), nos quais softwares desenvolvidos em RA embarcados nos óculos permitem a visualização e interação de objetos 3D em tempo real a partir de um livro impresso ou um objeto físico. É possível, por exemplo, viajar pelo sistema solar e se informar sobre cada planeta como se a criança estivesse realmente passeando pelo espaço. Ou ainda entender, com simulações práticas virtuais, alguns conceitos da física, química ou biologia. 

No cotidiano, também não há limite para a aplicabilidade dos óculos de RA. Apenas para apontar alguns usos, existem soluções que permitem mostrar as direções no trânsito diretamente sobre a própria via, traduzir simultaneamente algo escrito em outro idioma, enxergar ao lado de um quadro do museu as diversas etapas de criação do artista, obter mais informações sobre pontos da cidade e, assim, transformar a relação com o espaço urbano. Até aulas de música podem ganhar um novo sentido com os smart glasses, com a sequência das notas de uma canção aparecendo digitalmente sobre o teclado do piano, por exemplo, acelerando o aprendizado do aluno. Sem contar a experiência sensorial e completamente interativa de jogar um videogame em que o ambiente ao redor, do mundo real, passa a ser o cenário, abandonando de vez o controle. 

Orientação geográfica por GPS e mapeamento dos pontos de interesse em uma cidade: mais algumas possibilidades dos óculos da Epson

Os óculos inteligentes Epson já vêm com algumas aplicações incorporadas, como acesso à internet, calculadora, relógio com alarme, galeria de vídeos e imagens, conexão com outros dispositivos móveis e link com o Moverio Apps Market , que traz diversos outros aplicativos para baixar. No entanto, por utilizar a plataforma Android, que é aberta, a cada dia mais e mais aplicações estão sendo criadas, ampliando o portfólio de usos deste inovador aparelho. Portanto, qualquer empresa interessada na tecnologia pode desenvolver novas aplicações. Com funcionalidades ilimitadas, o gadget promete ser uma verdadeira revolução na forma de enxergar o mundo, seja no campo profissional, de entretenimento, educação, turismo, lifestyle, jogos...  É uma ferramenta que desperta os sentidos para aumentar, literalmente, a nossa compreensão da realidade. 

Importante: Conteúdo de responsabilidade do patrocinador.