1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Estadão Projetos Especiais
Importante: Conteúdo de responsabilidade do patrocinador.

Cheia de encantos mil

Eclética, democrática e com uma natureza privilegiada, a Cidade Maravilhosa faz mesmo jus ao famoso apelido. São centenas de lugares fascinantes para moradores e turistas de todos os perfis, como os destacados no infográfico a seguir

28 Fevereiro 2015 | 10h 01

1. Americas Medical City

2. Barra da Tijuca
O bairro é o mais moderno da cidade, com shoppings e casas de show. Frequentada por celebridades e praticantes de esportes, a praia de areia branca divide a atenção dos visitantes com as belas lagoas da região.

3. Pedra da Gávea
A trilha que leva ao topo, a 842 metros de altura, tem como recompensa uma das vistas mais espetaculares do Rio. A caminhada é considerada pesada e técnica, por isso deve ser feita por pessoas experientes e com guia.

4. Vista Chinesa
O mirante oferece uma das vistas panorâmicas mais deslumbrantes do Rio. A construção em estilo oriental fica a 380 metros de altitude e de lá dá para ver o Cristo, o Pão de Açúcar, a Lagoa e as praias da Zona Sul.

5. Jardim Botânico
O lugar perfeito para quem quer relaxar e curtir a natureza. Um verdadeiro paraíso dentro da cidade. Cerca de 1.500 espécies de flores e plantas ornamentam as alamedas do jardim, que foi criado por D. João VI em 1808.

6. Quinta da Boa Vista
A grande área verde, com 155 mil metros quadrados, foi residência da família real. Nos jardins do palácio, há pontes, cascatas e lagos, procurados para piqueniques em família.

7. Quadra da Mangueira
Quem deseja conhecer outro patrimônio carioca, o carnaval, pode ir a um ensaio de escola de samba a partir de agosto. O da Mangueira é muito popular, pela tradição da escola e o fácil acesso de metrô.

8. Feira de São Cristóvão
Mais de 300 mil pessoas visitam por mês a tradicional feira nordestina, atraídas pela animação do lugar. São 34 mil metros quadrados com dois palcos para shows e 700 barracas de comida típica e artesanato.

9. Maracanã
O célebre estádio marcou a história do futebol, sendo palco do maior público já registrado no esporte (Brasil x Paraguai, em 1969, com 200 mil pessoas), o milésimo gol de Pelé e duas Copas do Mundo.

10. Floresta da Tijuca
A maior floresta urbana do mundo é um atrativo não só para quem gosta de trilhas. Também é possível percorrer a região de Mata Atlântica em jipes, em meio a cachoeiras, construções históricas e belos mirantes.

11. Parque Lage
Nas manhãs de domingo, acontece no casarão do parque o café da manhã mais charmoso da cidade, aos pés do Corcovado. O local tem até um atalho para o Cristo.

12. Lagoa Rodrigo de Freitas
O espelho d’água é conhecido como “o coração do Rio”, devido ao formato semelhante a um coração. Seus 2,4 milhões de metros quadrados e 7,2 km de extensão são o cenário ideal para passeios e a prática de esportes.

13. Cristo Redentor
Inaugurado no governo Vargas, em 1931, tem 30 metros de altura e 1.145 toneladas. No projeto original, o Cristo segurava o globo terrestre em uma mão e uma cruz na outra. Só depois veio a ideia dos braços abertos.

14. Sambódromo
Construído em 1984 por Oscar Niemayer, o palco do maior carnaval do País recebe visitantes o ano todo, para apreciar a beleza arquitetônica.

15. Lapa
O bairro boêmio mistura diversos públicos e estilos musicais. Reúne ainda atrações como os Arcos da Lapa, a lendária casa de shows Circo Voador e a Catedral Metropolitana.

16. Santa Teresa
Para visitar antigo e pitoresco bairro, é interessante ir de bonde ou a pé, saindo da Lapa e passando pela escadaria Selarón, com seus 215 degraus com mosaicos de cerâmica colorida.

17. Baía de Guanabara
Dos 246 km de litoral da cidade, a Baía é o maior trecho. O passeio de barco entre suas 65 ilhas, saindo do Centro Cultural da Marinha, é imperdível. Destaque para o castelo da Ilha Fiscal, onde aconteceu o último baile do Império.

18. Ponte Rio-Niterói
São 13 km de extensão (9 sobre a água) e 1,3 milhão de toneladas. Quando inaugurada, em 1974, era a terceira maior ponte do mundo. Hoje, é a 11ª em extensão, mas continua sendo a maior do Hemisfério Sul.

19. Biblioteca Nacional
É uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina. Seu acervo, calculado em dez milhões de itens, pode ser visto em visitas guiadas gratuitas.

20. MAR (Museu de Arte do Rio)
Impressiona pela arquitetura que une o novo e o clássico. São dois prédios interligados por uma estrutura em forma de onda: um palacete tombado e um antigo terminal rodoviário em estilo modernista.

21. Real Gabinete Português de Leitura
A majestosa biblioteca reúne quase 400 mil títulos da literatura portuguesa, com obras raras como a primeira edição de “Os Lusíadas”, de 1572.

22. Museu Histórico Nacional
Possui um dos acervos mais ricos do País – cerca de 350 mil itens raros da história do Brasil. Foi aqui que esteve o corpo esquartejado de Tiradentes.

23. Teatro Municipal
Visitar o teatro, de 1909, é como voltar no tempo, numa época de muito luxo. A águia que enfeita o topo, por exemplo, de 6 metros de envergadura, tem acabamento com 8 mil folhas de ouro 23 quilates.

24. Igreja do Carmo
A cidade possui 32 igrejas reconhecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional e uma dessas joias é esta igreja. É nela que estão os restos mortais de Pedro Álvares Cabral.

25. Urca
Apreciar o fim de tarde neste tranquilo bairro é um dos programas mais especiais do Rio, pois o cenário ao redor é cinematográfico. Uma foto aos pés do Pão de Açúcar, na Praia Vermelha, já vale o passeio.

26. Pão de Açúcar
Foi o primeiro bondinho do País, inaugurado em 1912. Era feito de madeira e tinha capacidade para 17 pessoas. Hoje, transporta 65 passageiros e é o único do mundo com laterais 100% transparentes.

Importante: Conteúdo de responsabilidade do patrocinador.